EMPREENDEDORISMO JOVEM: MOTIVAÇÕES, DIFICULDADES E PARTICULARIDADES
Abstract
O empreendedorismo jovem é um importante segmento do empreendedorismo. Pesquisas indicam que o número de empreendedores está aumentando significativamente. Apesar do alto índice de atuação dos jovens nos negócios, ainda se sabe pouco sobre suas particularidades. Logo, o objetivo do presente trabalho consiste em discutir as particularidades relacionadas ao empreendedorismo jovem, suas motivações, dificuldades e similaridades com os demais empreendedores. A metodologia utilizada na presente pesquisa é de natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro jovens empreendedores da cidade de Marilena, estado do Paraná, do qual foram escolhidos mediante ao conceito de GEM (2017) considerado empreendedor jovem na faixa etária de 18 a 34 anos de idade, atuando em diferentes ramos de negócio, enquadrados na natureza jurídica Microempreendedor Individual (MEI). Desse modo, encontrou-se que entre as motivações para que o jovem decida abrir seu próprio negócio está, principalmente, a busca pela realização pessoal e independência. As dificuldades principais consistem na falta de recursos financeiros necessários, na importância da realização de um planejamento adequado antes de abrir o negócio e na não realização desse planejamento. No que se refere as similaridades, o perfil do jovem empreendedor corresponde com o perfil dos outros empreendedores pelo sentimento de luta e garra por seus objetivos, mas diferencia-se quanto à inexperiência ,principal dificuldade enfrentada pelo jovem empreendedor em relação aos outros empreendedores.
Palavras-Chave: Empreendedorismo Jovem. Empreendedorismo. Microempreendedor Individual.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).