SUCESSÃO E SEUS FATORES LIMITADORES / FACILITADORES: O ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE UBERLÂNDIA-MG (ASSARTUDI).
Abstract
O propósito deste trabalho foi investigar como ocorre o processo de sucessão em um empreendimento social, a partir de um estudo de caso na Associação dos Artesãos de Uberlândia (ASSARTUDI), identificando quais fatores limitam e quais facilitam esse processo a partir das dimensões Indivíduo, Organização e Ambiente. Além disso, foi realizada uma análise em profundidade do processo sucessório traumático pelo qual a associação passou. A escolha do caso levou em consideração as características da organização e a ocorrência de mudanças após o processo sucessório, além, do número de sucessões ao longo de sua existência. Os resultados apontaram que os dirigentes perceberam a importância de planejar e de gerenciar a sucessão e se conscientizaram a respeito de alguns fatores que requerem atenção, principalmente no que concerne ao planejamento da sucessão. Espera-se que este estudo contribua para que os gestores de empreendimentos sociais possam refletir sobre a importância do planejamento do processo sucessório, sobre a gestão desse processo e sobre os stakeholders que estão direta ou indiretamente envolvidos e que sofrem as consequências resultantes desse processo.
Palavras-chave: Empreendimentos Sociais. Terceiro Setor. Processo Sucessório.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).