ASPECTOS MOTIVACIONAIS QUE IMPULSIONAM ECOEMPREENDEDORES A CRIAREM SEUS NEGÓCIOS: ESTUDO MULTICASOS NO SETOR DE TURISMO
Abstract
Apesar do crescimento e relevância de estudos sobre empreendedorismo sustentável, ainda são escassas as pesquisas com foco no indivíduo que empreende sustentavelmente. Se por um lado, muitas dúvidas permanecem a respeito de quais pontos o assemelham de outras tipologias de empreendedores, por outro, demanda-se uma melhor compreensão de sua natureza peculiar. Neste estudo, buscou-se investigar os aspectos motivacionais que levaram ecoempreendedores a criarem negócios sustentáveis. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, realizado com três microempresas do setor de turismo. Os principais resultados revelaram o interesse em disseminar valores verdes e preocupação com preservação e proteção ambiental como características específicas de empreendedores sustentavelmente orientados. Além destes, aspectos impulsionadores característicos de outras tipologias de empreendedorismo, como o interesse em satisfazer aspirações da qualidade de vida, trabalhar com o que gosta e oportunidade de ganhar dinheiro com o empreendimento foram encontrados, revelando a existência de semelhanças com demais subcampos da área.
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