EMPREENDEDORISMO INFORMAL: UMA ANÁLISE DO COMÉRCIO INFORMAL EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
Abstract
A constante busca por mais segurança e qualidade de vida têm fomentado a troca das tradicionais moradias por condomínios residenciais, que oferecem espaços comuns e serviços compartilhados, além de abrirem oportunidade para o desenvolvimento de diversas atividades empreendedoras, sobretudo a prática do comércio informal. O presente artigo busca se inserir no debate sobre empreendedorismo e informalidade, tendo como objetivo compreender a dinâmica de atividades comerciais informais estabelecidas em condomínios residenciais fechados do município de Vitória da Conquista, Bahia. Optou-se por um levantamento de natureza empírica, com uma amostragem não probabilística por critério de acessibilidade. Como instrumentos de coleta, foram utilizados formulários e entrevistas semiestruturados, que receberam tratamento quali-quantitativo. Os resultados revelaram uma parcela significativa de mulheres que recorreram ao empreendedorismo informal, principalmente, como forma de complementação da remuneração familiar. Apurou-se ainda uma tendência positiva quanto à satisfação com a atividade executada e a manifestação do desejo de realização de melhorias nos empreendimentos. Ademais, o comércio informal nos condomínios analisados apresentou-se como fruto da vontade de empreender e arriscar em um negócio novo com o intuito de se usufruir de algumas vantagens da informalidade, sobretudo, a obtenção de autonomia financeira e profissional e aumento da renda.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).