O ACESSO ÀS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS: A EXPERIÊNCIA DO ZENIT - PARQUE CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Abstract
O presente artigo faz uma abordagem sobre o acesso às infraestruturas tecnológicas, com enfoque à experiência do Zenit-Parque Científico e Tecnológico que se vincula à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procedeu-se entrevistas semiestruturadas com líderes do Parque e com gestores de seis empresas de base tecnológica, além de pesquisa documental e observação assistemática. Os principais resultados revelam que o Parque dispõe de infraestrutura da Universidade, privilegia a sua disponibilização para “spin-offs” acadêmicos com projetos sustentáveis. Ademais, o acesso aos recursos tecnológicos (materiais e cognitivos) depende da capacidade financeira, de cooperação e de negociação das empresas que reagem de forma diferente às regras de distribuição de recursos de infraestrutura. Portanto, a novidade oferecida por esta pesquisa é o fato de se constatar uma variação entre as empresas no mesmo Parque Científico e Tecnológico no que se refere ao acesso às infraestruturas tecnológicas, tendo em conta as suas diferentes capacidades e habilidades. Esses novos dados possibilitam relativizar as formulações usuais da literatura especializada que tende a tratar esse acesso como se fosse homogêneo.
Palavras–chave: Parques Científicos e Tecnológicos. Inovação. Infraestrutura tecnológica. ZENIT.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).