ENSINO DO EMPREENDEDORISMO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
Na época em que os holofotes estão voltados para mudanças econômicas e sociais, é substancial destacar o papel dos empreendedores neste contexto. Apesar da consolidação teórica do empreendedorismo, algumas lacunas carecem de averiguações complementares, dentre elas, a percepção dos alunos sobre a disciplina de empreendedorismo. O estudo objetiva compreender a percepção dos alunos do ensino superior sobre a disciplina de Empreendedorismo e Inovação, em uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza, Ceará. Utilizando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, o estudo utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica e grupo focal e teve como objeto de pesquisa os alunos que cursaram a disciplina no semestre. Édefinida, ainda, quanto aos meios como estudo de caso, quanto à natureza como aplicada e quanto ao aspecto temporal como transversal. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista. Como conclusão, pode-se inferir que a disciplina de Empreendedorismo influenciou o comportamento dos alunos no sentido de despertar e contribuir para o desenvolvimento de características que levem os alunos a empreenderem, despertando interesse pela inovação e novos tipos de negócios e contribuindo para descoberta do seu potencial empreendedor. Quanto à infraestrutura, ainda depende de uma estrutura de apoio para o desenvolvimento de mais atividades práticas empreendedoras, dinâmicas e jogos de empresas. Do ponto de vista institucional, verificou-se a necessidade de desenvolver e adotar mecanismos de apoio ao ensino, à realização de palestras e rodadas de conversa com empreendedores locais e regionais, além do escritório de gestão e da incubadora de empresas já disponibilizados.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).