“DECISÕES EXTREMAS”: UMA ANÁLISE FÍLMICA DAS TIPOLOGIAS DE EMPREENDEDORES
Abstract
O empreendedorismo é comumente visto como uma alternativa de geração de renda frente à crise econômica e mercado cada vez mais competitivo. Objetivando aprofundar esse tema, o presente estudo apresenta uma análise das tipologias de empreendedorismo por meio de um estudo observacional do filme “Decisões Extremas”. Considerando que filmes podem retratar e influenciar a realidade cotidiana, a análise fílmica vem sendo bastante utilizada como instrumento de pesquisa. A abordagem utilizada foi qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de observação indireta e não participante. O processo de análise e organização dos dados foi realizado seguindo a narrativa do filme, separando as ações de cada personagem, identificando as características e tipologias empreendedoras de acordo com as descrições realizadas no referencial teórico. Os personagens principais da narrativa apresentaram diversas características empreendedoras, tais como: persistência, determinação, proatividade, capacidade de assumir riscos, dentre outras. Além disso, os personagens também puderam ser enquadrados dentro de algumas tipologias empreendedoras, tais como empreendedor voluntário, corporativo, por oportunidade, de startup, dentre outras. Comparando os personagens, pôde-se observar que eles possuem algumas características e tipologias semelhantes e outras diferentes, demonstrando que não há um perfil único de empreendedor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).