IMPORTÂNCIA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) NA GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGOS NO BAIRRO MOREIRAS NA CIDADE DE ACOPIARA, CEARÁ, BRASIL
Abstract
Este estudo objetivou identificar a contribuição da política do Microempreendedor Individual (MEI) na geração de renda e trabalho no Bairro Moreiras na cidade de Acopiara/CE. Metodologicamente, para a realização da pesquisa, utilizou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Através de uma pesquisa de campo, com objetivos de caráter exploratório e estudo de caso. Como sujeitos do estudo estão os Microempreendedores formalizados do Bairro Moreiras na cidade Acopiara/CE. Realizou-se a coleta de dados através de entrevista, a partir de questionamentos pré-estruturados. Após coleta e análise dos dados, obteve-se como resultados, uma maior porcentagem de homens formalizados, onde destes, 58,33% se encontra na faixa etária de 36 a 50 anos. Do total da pesquisa, 41,67% possui apenas o ensino fundamental incompleto. Observou-se que a renda gira em torno de 2.000,00 a 6.750,00 reais. Neste contexto, pode-se concluir que com os resultados que os MEI’s formalizados têm relevância na geração de renda dos formalizados do Bairro Moreiras, apesar de ser constatado um pequeno número de contratações, apenas 16,67% tem algum funcionário contratado (conforme permitido por lei).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).