EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREENDEDORISMO: UMA AVALIAÇÃO PELO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO BRICS POR MEIO DO INDICADOR GEM (Global Entrepreneurship Monitor)
Abstract
O presente artigo tem como objetivo propor uma análise da eficiência das Políticas de Empreendedorismo nos países do BRICs, pelo método de análise envoltória de dados dos países do BRICS, por meio do indicador GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e com base nos indicadores PIB per capita e IDH dos países. No método utilizado buscou-se identificar os índices de eficiência de cada país para posteriormente, compará-los com os indicadores GEM utilizados, adotando como parâmetros a Taxa de Empreendedorismo Estabelecido (TEE) e a Taxa de Programas de empreendedorismo do governo (TEG). Desta forma foi possível medir o quando esses indicadores influenciam nos fatores econômicos e sociais das Nações em análise. Para atingir o objetivo desse estudo, utilizou-se a técnica DEA – Data Envelopment Analysis, ou Análise Envoltória de Dados, que é uma ferramenta analítica que pode fornecer a identificação das melhores práticas na utilização de recursos colocados à disposição de uma determinada organização e, simultaneamente, pode-se identificar a possível fronteira de eficiência de um grupo de organizações afins, por meio de comparações entre recursos usados e os resultados obtidos. Dos cinco países do BRICS, apenas a Rússia se apresentou eficiente obtendo 100%, ou seja eficiência máxima. Por fim, a análise sugere, que as taxas de empreendedorismo do GEM, aqui utilizadas, não exercem nenhuma influência sobre os resultados econômicos e sociais medidos por meio do PIB per capita e do IDH.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).