ESTRUTURA E HIPÓTESES PARA O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS E OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Abstract
Sistemas de gestão ambiental são implantados por diversas empresas como forma de enfrentar questões ambientais e satisfazer expectativas de partes interessadas. Dentre os aspectos envolvidos na implantação e operação de tais sistemas, destaca-se a importância da gestão dos recursos humanos. O presente trabalho propõe incluir a gestão de conflitos como um dos aspectos a serem abordados no estudo do funcionamento dos sistemas de gestão ambiental. Tal aspecto se não convenientemente conduzido será um dos fatores desagregadores na organização, comprometendo seus resultados. A construção do modelo de análise ocorre a partir do estudo bibliográfico de resultados atingidos, fatores de sucesso dos sistemas de gestão ambiental e das dimensões da gestão de recursos humanos apontadas pela literatura. Destaca-se, em estudos anteriores, a ausência da dimensão do tratamento de conflitos e como estes interferem no desempenho dos sistemas de gestão ambiental. As dimensões de gestão de recursos humanos abordadas são principalmente liderança, recompensas, avaliação e feedback, treinamento e compromisso da gerência, neste caso sem destacar o papel da gerência na solução de conflitos, o modelo proposto sugere tal inclusão como um dos vetores percebidos pelas organizações como fator crítico de sucesso na implantação de sistemas de gestão, principalmente os relativos ao meio ambiente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).