MÉTODOS ÁGEIS SEGUINDO O MODELO CERNE PARA GESTÃO DE UMA INCUBADORA
Abstract
A maior parte das incubadoras do Brasil são associadas à ANPROTEC, algo que corresponde a 79%, no entanto, poucas têm nível de maturidade CERNE 1. Nessa perspectiva, objetivou-se identificar o nível de conhecimento e aplicação de métodos ágeis em incubadoras que seguem o modelo CERNE do país, assim como, apresentar uma proposta de guia de implementação de gestão ágil. Utilizando-se entrevista semiestruturada, os resultados indicam que cerca de 83% dos participantes concordam que comunicação é uma chave para o sucesso em projetos e 86% que é importante a existência de um gerenciamento de entregas de atividades alinhado ao escopo de metodologias ágeis, porém, apenas 14% afirmaram ter algum tipo de gestão ágil na incubadora. Ademais, com a implementação de nova metodologia voltada à cultura ágil na equipe, melhor administração de avaliação dos dados recolhidos e melhor visualização dos procedimentos aplicados permite garantir desenvolvimento econômico e tecnológico ao ecossistema da incubadora.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).