MODELO DE COMPETÊNCIA INTRAEMPREENDEDORA PARA UMA GESTÃO MUNICIPAL EFETIVA
Abstract
O empreendedorismo sustenta as iniciativas empresariais, estando intimamente relacionado com a criatividade e a inovação, que fundamentam a criação de organizações, processos e produtos. Esse processo de inovação e criatividade não ocorre no setor público. Apesar da importância desse setor - que tem por obrigação ofertar os serviços básicos de educação, saúde, segurança e infraestrutura - a criatividade e a inovação ainda são incipientes nesse meio. Buscando alterar esse cenário, o intraempreendedorismo, aquele que é praticado dentro dos limites de uma organização já constituída, tem sido apontado como uma alternativa na busca de melhorias nos serviços demandados pela população. Nesse contexto, considera-se que o intraempreendedor seja o elemento-chave para uma gestão municipal efetiva. O objetivo deste estudo é contribuir para a temática das práticas intraempreendedoras como propulsoras de uma gestão pública municipal efetiva. Para alcançar este objetivo, optou-se pela realização de um estudo teórico. Este, apesar de não exigir e não implicar em uma intervenção na realidade caracteriza-se pela importância que tem por criar condições para futuras investigações empíricas. Como resultado obteve-se um modelo de competência intraempreendedora para o servidor público municipal, baseado no modelo CHA, fundamentado na tríade que sustenta o conceito de competência: Conhecimento, Habilidade e Atitude.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Setor público. Intraempreendedorismo. Gestão municipal efetiva. Competências.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).