DESENVOLVIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL NO BRASIL E NO EXTERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE 2010 A 2013
Abstract
O tema ética ou comportamento ético tem sido alvo de grandes discussões nos últimos anos, dadas às repetitivas ocorrências de comportamentos antiéticos por parte dos profissionais atuantes no mercado. Nesse contexto, tem-se que o profissional da área contábil tem a obrigação de defender abertamente os valores e princípios éticos da profissão (FIPECAFI, 1997). Com o objetivo de contribuir com tais discussões, o presente trabalho classificado como descritivo-exploratório, de metodologia quantitativa analisou por meio de um estudo bibliométrico as percepções dos autores sobre o tema em âmbito nacional e internacional. Os principais resultados revelaram uma série de diferenças entre as abordagens adotadas no âmbito nacional e internacional, evidenciando a necessidade da realização de mais pesquisas sobre o tema da parte brasileira, visto que, apesar de ser relevante e imprescindível à classe contábil, vem sendo pouco explorado pelos pesquisadores nacionais. As leis Bibliométricas de Lotka, Bradford e Zipf foram evidenciadas e corroboradas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).