A SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DO GESTOR E DOS COLABORADORES: UM ESTUDO CORRELACIONAL
Abstract
Embora a sustentabilidade seja um tema amplamente debatido na academia, muitas vezes tem uma compreensão controversa no meio empresarial, sobretudo no que tange ao entendimento dos gestores e colaboradores em relação ao significado global da sustentabilidade, e se os objetivos organizacionais estão alinhados para esse fim. Este artigo apresenta um estudo de caso numa indústria de médio porte, em que objetivo foi identificar e comparar o conhecimento e a visão do gestor e dos colaboradores sobre o tema sustentabilidade. O método de pesquisa foi a análise de associação entre as respostas dos colaboradores, combinado com entrevista ao gestor da empresa. O principal resultado do estudo demonstrou que no geral as pessoas têm um conhecimento limitado sobre sustentabilidade, associando o conceito de empresa sustentável principalmente aos aspectos econômicos e financeiros, em detrimento aos atributos sociais e ambientais. O artigo apresenta ao final as limitações do estudo e sugestões de pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Sustentabilidade, Empresa Sustentável, Triple Bottom Line, Investimento, Sustentabilidade econômico-financeira.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).