IMPLANTAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: A PERSPECTIVA DOS PRÓ-REITORES DE UMA IFES DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) possuem um papel fundamental na formação de pensamentos e opiniões, sendo um órgão de exímia importância na potencialização e desenvolvimento de um pensamento sustentável. Neste sentido, este estudo tem por objetivo identificar as práticas sustentáveis adotadas em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do interior do estado do Rio Grande do Sul a partir da percepção de seus pró-reitores. A pesquisa operacionalizou-se por meio de entrevistas com um roteiro semiestruturado com base em Ávila (2014), tendo como sujeitos da pesquisa os Pró-Reitores da IFES estudada e para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que há práticas sustentáveis na instituição, sendo as dimensões social econômica e ambiental mais perceptíveis aos gestores, por estarem amparadas em políticas institucionais e a dimensão cultural aparece como um dos principais desafios e responsabilidade da IFES estudada.
Palavras-chave: Sustentabilidade; IFES; Pró-Reitores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).