MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: MEIOS ALTERNATIVOS PARA CIDADES INTELIGENTES
Abstract
Houve no Brasil um aumento significativo na urbanização a partir da década de 50. A população migrou para os grandes centros urbano, onde há maior disponibilidade de trabalho, e esta mudança, trouxe uma nova distribuição espacial e socioeconômica com implicações diretas nas políticas públicas e consequentemente em investimentos de diversas ordens. Com toda esta mudança, a população de classe baixa, não conseguindo se enquadrar nos padrões financeiros para aquisição de moradia nos grandes centros, precisou se deslocar das periferias das cidades em direção aos postos de trabalho para prestarem sua mão de obra, necessitando enfrentar horas de trânsito e congestionamento. Com as mudanças no decorrer dos anos, uma nova visão da mobilidade urbana foi sendo discutida e aplicada, para que todas as cidades tenham os mesmos padrões de desenvolvimento para satisfazer as necessidades dos habitantes, sejam estas vinculadas ao transporte, acessibilidade, inovações tecnologias. Estas visões sobre um novo modelo de mobilidade urbana, será apresentada neste artigo, juntamente com bases teóricas sobre o assunto, a fim de apresentar meios alternativos para as cidades.Downloads
Published
2022-01-04
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).