EXPORTAÇÕES DE ÁGUAS VIRTUAIS
Abstract
As pesquisas sobre as águas virtuais são essenciais para a manutenção dos recursos hídricos e a melhoria na qualidade de vida dos indivíduos. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva identificar a quantidade exportada de água virtual em frutas frescas (banana, mamão, manga, melancia e melão) pelo Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2006-2019. Seguindo esse raciocínio, a revisão de literatura busca elencar algumas leis e decretos importantes para a discussão acerca dos recursos hídricos no país, bem como, definir e destacar a água virtual no âmbito das pesquisas empíricas. O trabalho usa as estatísticas disponíveis no portal eletrônico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN); e possui uma metodologia de pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa. Os resultados do artigo mostram que os potiguares exportam 730.150.722.450.000 de litros de águas virtuais presentes em bananas, mamões, mangas, melancias e melões. Nesse cenário, cabe destacar a participação das exportações de águas virtuais embutidas em melões norte-rio-grandenses (18,87%).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).