VIDA PESSOAL E VIDA PROFISSIONAL: UM DESAFIO PARA MULHERES EMPREENDEDORAS
Abstract
A participação das mulheres no mercado de trabalho é maior a cada ano, e por isso ampliar a compreensão dessa realidade é importante. O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios entre a vida pessoal e vida profissional de mulheres empreendedoras da cidade de Mafra, estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado uma pesquisa exploratória, qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com empreendedoras, sendo realizada a análise de conteúdo. Constatou-se que estas mulheres consideram a flexibilidade de horário como ponto fundamental para a harmonização das demandas do trabalho e da família. Embora estejam constantemente preocupadas com seus empreendimentos, o sentimento de realização pessoal e o suporte de cônjuges, familiares e sócios colaboram no alcance dos desafios. Constatou-se ainda, que algumas características específicas às atividades exercidas pelas empreendedoras se constituem em variáveis adicionais que interferem nesta relação, indicando que estudos sobre equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional das empreendedoras devem considerar o ramo de atividade em que atuam.Downloads
Published
2021-09-07
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).