INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE LEITE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
A sustentabilidade é um assunto discutido globalmente, assim, este fenômeno se mostra importante para aprofundamento das pesquisas para o desenvolvimento da produção de leite. Objetivou-se realizar um levantamento de literatura para identificar quais são os principais indicadores de sustentabilidade utilizados na pecuária leiteira e as relações entre eles. Uma revisão de artigos científicos foi realizada para identificar os indicadores propostos pela ciência. Os principais indicadores utilizados para avaliar os aspectos técnicos foram produtividade por vaca, produção de leite por área, taxa de lotação e produção de leite. No econômico os principais indicadores avaliados foram custo, margem, renda do proprietário ou remuneração do trabalho e renda. Aspecto social os principais indicadores estudados foram educação e treinamento, bem-estar animal, qualidade do produto e condições de trabalho. Dimensão ambiental os indicadores foram emissões de gases e substâncias, uso de energia, balanço de nutrientes e uso da terra. As produções de leite por área e por vaca podem influenciar nas relações entre indicadores ambientais e econômicos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).