GESTÃO DE RECEBÍVEIS: UMA ANÁLISE DA OFERTA DE MAQUINETAS DE CARTÃO PARA MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS
Abstract
Este artigo investiga o mercado de cartão de crédito disponível para o Microempreendedor Individual (MEI), que apresenta um grande potencial considerando o número de habitantes do país e o número dos possuidores de cartão de crédito. O objetivo é entender a realidade deste mercado, levantando indicadores quanto ao perfil e o comportamento do consumidor, com apoio teórico quanto à relação do MEI com as empresas de cartão de crédito. Foram realizadas também análises entre as diversas empresas para levantar as vantagens e desvantagens do uso do cartão nos estabelecimentos comerciais. Assim, essas informações visam responder à questão principal do trabalho: por que o mercado de cartão de crédito não está amplamente aberto aos estabelecimentos dos Microempreendedores Individuais? Para atingir o objetivo proposto, utilizamos pesquisas bibliográfica e exploratória. Chegou-se à conclusão que a principal barreira, para que o MEI adote a maquineta de cartão de crédito, é o fato das taxas cobradas pelas empresas de cartão de crédito serem muito altas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).