CARACTERÍSTICAS DA INOVAÇÃO SOCIAL NOS ESTUDOS SOBRE COOPERATIVISMO DE CRÉDITO BRASILEIRO ENTRE 2015 e 2020
Abstract
Os problemas de ordem social atingem a sociedade desde o início da formação humana enquanto comunidade. O modelo desenvolvimentista agravou as diferenças e desigualdades entre membros de uma mesma sociedade e com maior ênfase os problemas sociais se destacaram, sendo que as políticas de Estado não foram suficientes para solucioná-los. Alternativamente, é preciso que o Estado atue de forma integrada com organizações não estatais com o fim de fortalecer a comunidade e então construir uma sociedade mais equitativa, com mitigação e até solução de problemas sociais e neste âmbito são necessárias medidas inovadoras. Dentre as organizações da sociedade civil, as cooperativas, especialmente as do ramo de crédito, podem contribuir com esse trabalho integrado. Tais cooperativas possuem potencial de realizar criar e disponibilizar serviços inovadores que possibilitem a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados, ações que podem ser consideradas inovações sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar os estudos realizados sobre cooperativismo de crédito brasileiro produzidos no período entre 2015 e 2020 e identificar a existência e as características de ações socialmente inovadoras atualmente adotadas nesses ambientes cooperativistas. Adotou-se como metodologia a revisão bibliográfica para tratar o assunto e analisar a produção científica a respeito desse tema. Como principais resultados, identificou-se as cooperativas de crédito como relevantes para as comunidades as quais estão inseridas e geram mudanças nesses ambientes o que permite identificar características da inovação social nos trabalhos sobre cooperativismo de crédito. A ação mais recorrente das cooperativas de crédito que culmina em transformações locais é a facilitação do acesso ao crédito com consequente empoderamento comunitário e outros resultados expostos no decorrer do trabalho. Além disso, as cooperativas de crédito têm sido alvos do marketing digital que estabeleceu uma nova forma de comunicação entre cooperados e cooperativas, onde os cooperados passaram a interagir mais digitalmente com sua cooperativa, trazendo benefícios coletivos.
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