ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS A GRANEL PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ESTÍMULO AO CONSUMO CONSCIENTE
Abstract
O aumento do consumismo possui uma relação com o aumento da produção de embalagens, principalmente para a indústria de alimentos. Diante disso, as embalagens, geralmente, representam desperdício e são vistas como símbolo da “sociedade descartável”. Porém, observa-se um aumento da sensibilidade ambiental por parte dos consumidores e a cada ano surgem mais empreendimentos que possuem práticas diferenciadas em relação às embalagens, sobretudo negócios voltados ao comércio varejista de produtos alimentícios a granel. Por essa razão, essa pesquisa analisou as contribuições do comércio varejista de produtos alimentícios a granel para sustentabilidade ambiental e estímulo ao consumo consciente. Para isso, realizou-se um estudo multicaso em três casas de produtos naturais do município de Garopaba (SC) e uma pesquisa com os moradores dos municípios de Garopaba (SC) e Imbituba (SC) para conhecer a realidade do tema abordado. A natureza da pesquisa classifica-se como qualitativa, pois empregou o cenário natural como fonte direta de dados, e quantitativa, que se fez presente no trabalho para avaliar a percepção dos consumidores sobre os hábitos e motivações de compra nesses estabelecimentos. Os resultados mostraram que os estabelecimentos estão iniciando, de forma lenta, a implementação de estratégias para utilização de embalagens sustentáveis e, por parte dos consumidores, é baixo o número de pessoas que levam seus recipientes de casa para armazenar suas compras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).