TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E A RELAÇÃO COM A TEORIA INSTITUCIONAL
Abstract
Este ensaio teórico tem como objetivo demonstrar como a Teoria Institucional pode se aproximar da abordagem teórica de transição para a sustentabilidade sob a perspectiva multi-nível. Tal discussão reflete sobre a premissa de que com a construção de uma rede de interações sociais direcionada a transição para a sustentabilidade, o processo de institucionalização de novas e transformadoras práticas sustentáveis por parte de diferentes atores sociais, dentro do seu campo institucional, conduz a uma maior adequação às mudanças solicitadas para a construção de uma nova estrutura de atuação. Destaca-se como contribuição que o processo de institucionalização da mudança efetiva sustentável, aqui tratada como transição para a sustentabilidade, ocorre no nível meso (regime sóciotécnico e campo instititucional), influenciados pelo nível macro (paisagem e ambiente) e influenciando o nível micro (nicho e estrutura interna da organização). Logo, a presente discussão apresenta contribuição para os estudos sobre as temáticas, pois no Brasil estes ainda são raros.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).