DELIVERY E TAKE-AWAY SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO MULTICASO DAS EMBALAGENS UTILIZADAS POR LANCHONETES E RESTAURANTES DE GAROPABA (SC)
Abstract
Novas posturas estão sendo adotadas pelas organizações para manter relações mais saudáveis com o meio ambiente, deixando de lado a questão de apenas consumir e produzir sem se preocupar com o destino final dos resíduos gerados. Isto traz à tona as escolhas de embalagens pelas empresas e o seu ciclo de vida. Este artigo teve como objetivo analisar os fatores e critérios na adoção das embalagens sustentáveis no serviço de delivery e take-away de quatro empresas selecionadas, sendo duas lanchonetes e dois restaurantes. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e descritiva. O método adotado foi o de estudo de caso múltiplo, com aplicação de técnicas de observação não-participante, cliente oculto e entrevista não-estruturada. Como resultado foi identificado que nas empresas entrevistadas, três delas apresentaram dificuldades para a adoção de embalagens mais sustentáveis. Entre estas estão o custo do material, a falta de fornecedores locais, a manutenção da qualidade do produto e a instabilidade econômica devido a pandemia do covid-19. Apenas uma empresa não apresentou as mesmas dificuldades para aderir e com uma grande possibilidade de substituir a sua embalagem por uma opção mais sustentável. Observou-se com este estudo que critérios como custo, design adequado do material e facilidade de compra são preponderantes na decisão dos estabelecimentos para uma mudança das atuais embalagens por modelos mais sustentáveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).