EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS SOBRE AÇÕES EMPREENDEDORAS NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA LITERATURA (INTER)NACIONAL
Abstract
O objetivo deste estudo é investigar na literatura nacional e internacional estudos que apresentam ações empreendedoras no setor público. Para tal, utilizou-se como método a Revisão Sistemática da Literatura (RSL). As buscas foram realizadas nas bases de dado nacionais Spell e Scielo e internacionais Web of Science e Scopus, no período de 2010 a 2020. Para a realização das buscas, utilizou-se como palavras chave, em inglês e português: “empreendedorismo público”; “empreendedorismo” AND “setor público”; “intraempreendedorismo” AND “setor público”; “empreendedorismo político”. A partir dos critérios de exclusão, foram selecionados 16 estudos. Como resultados, destaca-se que as práticas empreendedoras no setor público têm ocorrido por meio da capacitação de servidores, premiações e valorização das práticas, formação de redes, interação social, mudanças na cultura organizacional do setor público e no processo de formulação e implementação de políticas públicas. Conclui-se que as práticas empreendedoras no setor público são caminhos para transformar o ethos das organizações públicas, contribuindo com o desenvolvimento organizacional, interorganizacional e social, por meio de melhores possibilidades de acesso à serviços públicos de qualidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).