RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS E O TURISMO: CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS
Abstract
Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), o turismo movimenta 53 diferentes segmentos da economia. No Brasil, verifica-se que neste setor há predominância de micro e pequenas empresas, principalmente nas atividades de gastronomia, hospedagem, agenciamento de viagens, consultoria turística, transportes e artesanato, o que leva a uma interdependência organizacional. A singularidade da cadeia produtiva do turismo é considerada como um agravante ao sucesso destas organizações, logo, este trabalho tem o objetivo de levantar algumas características desta rede e apresentar as formas de relações interorganizacionais como uma possível solução de alguns destes problemas. Com isso, por meio de uma revisão teórica do assunto, concluiu-se que as redes organizacionais são de fato uma possível solução para estas dificuldades.Downloads
Published
2016-04-22
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).