EMPREENDEDORISMO JOVEM E BARBEARIAS EM PARANAVAÍ – PR
Abstract
O empreendedorismo é um campo em expansão e mais especificamente no Brasil, o empreendedorismo jovem apresenta altas taxas que destacam o interesse do jovem brasileiro na decisão de empreender. No mesmo sentido, há uma tendência de crescimento do consumo masculino relacionado à beleza e as releituras das barbearias conceituais administradas por jovens. Logo, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender aspectos do empreendedorismo jovem no segmento de barbearias na cidade de Paranavaí – PR. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, com coleta de dados a partir de entrevistas semiestruturadas remotas e aplicação da técnica de análise de conteúdo para análise e discussão dos resultados. Como resultados, encontrou-se convergência nas características consideradas pelos empreendedores jovens como importantes para empreender; o empreendedorismo por necessidade foi a modalidade de todos os empreendimentos observados; encontrou-se em unanimidade a formalização das empresas; todos os empreendedores escolheram o segmento de barbearias por considerarem-no rentável em razão do seu crescimento e todos relataram impactos no negócio relacionados ao COVID-19, aplicando estratégias de marketing e marketing digital para lidar com a crise.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).