CAPITAL PSICOLÓGICO E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR SOB UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE MULHERES EMPREENDEDORAS
Abstract
Este artigo tem por objetivo identificar quais componentes do constructo do Capital Psicológico influenciam no comportamento empreendedor. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório e contou com a participação de mulheres que integram o Conselho da Mulher Empresária de Paranavaí-PR. A participação das respondentes se deu por meio das reuniões quinzenais do Conselho, onde foi possível observar a atuação individual e também coletiva, procurando compreender os aspectos relacionados às suas práticas e ações frente ao negócio. Posteriormente, quatro integrantes aceitaram participar da pesquisa individualmente, que ocorreu através de entrevista onde as mesmas discorreram sobre suas trajetórias empreendedoras. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e os resultados revelam que o comportamento empreendedor pode ser orientado pela presença do Capital Psicológico visto que as empreendedoras ao longo da existência do seu negócio vivenciaram fases em que foi percebida a superação através da presença de uma capacidade psicológica positiva.Downloads
Published
2016-11-11
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).