ENGAJAMENTO NO TRABALHO E DESEMPENHO PROFISSIONAL: UMA BREVE DISCUSSÃO

Authors

Abstract

A sociedade contemporânea demanda de forma crescente uma maior eficiência de suas organizações, sejam elas públicas ou privadas. O artigo teve por objetivo realizar uma breve discussão sobre dois construtos que impactam sobremaneira na performance das organizações: o engajamento no trabalho e o desempenho profissional. Este estudo realizou uma revisão teórica acerca dos dois construtos com o objetivo de clarificar seus conceitos e verificar a relação entre eles. A revisão de literatura indicou que trabalhadores engajados apresentam um melhor desempenho profissional, pois são mais conectados aos seus papéis laborais e despendem maior energia na realização das tarefas, o que leva a uma melhor performance organizacional. Analisar esses dois construtos e a sua relação com a performance organizacional ajuda a entender como as organizações devem agir para que consigam atender aos seus objetivos organizacionais que tendem a ser maiores por conta das pressões que se impõe no ritmo moderno de sociedade em que vivemos.

Author Biographies

  • Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). É mestranda em Administração ( Área: Organizações Governamentais, Não Governamentais e Desenvolvimento Regional) pela UFPA. Tem experiência na área de Ciência Sociais aplicadas, com ênfase em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional. Possui, também, conhecimentos na área de Ciências Políticas, estudando o tema entre os anos de 2012 e 2015.
  • Rômulo Augusto Parente Rodrigues, Universidade Federal do Pará
    Graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é Administrador na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço público, engajamento e motivação no trabalho.
  • Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará
    Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Estudos Organizacionais, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Mestrado em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).
  • Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará
    Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), especialização em Engenharia Geotécnica pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP/MG (2020), mestrado (2016) e doutorado (2021) em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela UFPA. Atualmente é pesquisador DTI-A do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), trabalhando no Grupo de Geologia Ambiental e Recursos Hídricos (GGARH). Atua também como Docente Colaborador no Mestrado Profissional em "Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais" do ITV-DS, e como Docente (Autor e Curador) do Grupo Educacional Prominas. Tem experiência profissional com consultoria e assessoria na área de saneamento e meio ambiente, auxiliando empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos de saneamento e licenciamento ambiental por todo o Estado do Pará.

Published

2022-07-11