RESISTIR PARA RE-EXISTIR: COMPREENSÃO DOS DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EMPREENDEDORISMO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E INTERSECCIONAL
Abstract
Os discursos que circulam sobre o empreendedorismo são socialmente construídos em um determinado tempo e espaço, influenciados por contextos econômicos, sociais e culturais. Apesar dos discursos contemporâneos abordarem temas relacionados a gênero e empreendedorismo, a perspectiva econômica neoliberalista ainda figura como a mais utilizada. Portanto, o contexto empreendedor é reproduzido por meio de discursos que o apresentam como uma atividade econômica desejável, inquestionavelmente positiva, além de uma alternativa para a desaceleração econômica e o desemprego. Trata-se de discursos que contribuem para a reprodução normalizadora de quem pode se tornar empreendedor, reforçando um viés de gênero que demonstra quais espaços empreendedores podem ou não ser ocupados por mulheres. Entretanto, nos últimos anos, formas alternativas de estudar o tema têm contribuído para o avanço no debate sobre gênero e empreendedorismo, especialmente a partir de uma abordagem crítica. Dessa forma, este ensaio teórico busca problematizar os aspectos teóricos que circulam o tema empreendedorismo, considerando as perspectivas econômica, social e crítica, em busca de uma compreensão diferenciada no tema gênero e empreendedorismo, a partir da lente dos Estudos Críticos sobre o Empreendedorismo, com uma característica adicional para a realização de pesquisas sobre o tema no Brasil, a importância de considerar a interseccionalidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).