UBERIZAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM CHARGES
Abstract
Objetivamos analisar como a inovação tecnológica relaciona-se com a precarização do trabalho à luz de charges sobre a uberização do trabalho. Nos aprofundamos na literatura sobre inovação tecnológica, precarização do trabalho e uberização a fim de entendermos como a uberização materializa a relação teórica. O método utilizado na pesquisa foi a Metodologia de Análise Sociológica Discursivo-imagética (ASDI) que possibilitou analisarmos as charges de maneira contextualizada e sistematizada. As fontes de dados são secundárias e localizadas no Google imagens. Ao total foram analisadas dez charges que se relacionam diretamente com a temática da uberização. Observamos a partir da ASDI discutimos dois eixos reflexivos: (1) como as mudanças nas relações de trabalho e o discurso de empreendedorismo é estimulado mediante o fenômeno da uberização e (2) como a uberização configura a precarização das relações de trabalho e abre precedentes para reconfigurar o mercado trabalhista. Ao final, refletimos o papel da inovação tecnológica neste cenário de uberização e flexibilização do trabalho. Palavras-chave: Inovação Tecnológica. Uberização. Flexibilização do trabalho. Precarização do Trabalho.Downloads
Published
2022-05-19
Issue
Section
Dossiê Perspectivas Críticas em Empreendedorismo
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).