O USO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA CULTURA DO COCO
Abstract
O estudo teve como objetivo geral verificar o uso das ferramentas administrativas na cultura do coco no perímetro irrigado Icó- Lima Campos. Quanto aos específicos visou: caracterizar os proprietários, verificar o nível de entendimento das ferramentas administrativas por parte dos investigados e analisar a atual situação da exploração da cultura, tendo como base a utilização das ferramentas administrativas. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, exploratória, com uma abordagem qualitativa, cuja pesquisa de campo ocorreu em setembro de 2017. A mesma foi desenvolvida no perímetro irrigado Icó - Lima Campos, no município de Icó-CE, junto a três produtores de coco, onde os mesmos foram submetidos a uma entrevista semiestruturada. A análise das informações coletadas se deu através do uso do método da análise do discurso. Mediante a análise dos resultados, foi possível observar que o nível de escolaridade influencia no tocante a aplicação e uso das ferramentas administrativas na gestão da cultura do coco, e que apesar de um retorno financeiro considerável destacado pelos produtores nota-se que não há qualquer aplicação de tais ferramentas o que pode a vir contribuir no desequilíbrio gerencial do negócio.Downloads
Published
2023-01-15
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).