PROFISSÃO “YOUTUBER”: UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE STREAMING COMO FONTE DE RENDA
Abstract
A possibilidade de desenvolver atividades profissionais em um ambiente virtual se utilizando da internet acaba sendo uma quebra de paradigma na questão de recursos humanos comparado aos cargos tradicionais. Este artigo objetivou também explicitar como o trabalho destes criadores de conteúdo funciona, quais métodos usam para obter renda e caraterísticas que utilizam para atrair uma legião de seguidores. A Metodologia tem uma abordagem qualitativa, com objetivo de aprofundar-se neste novo nicho de mercado que na percepção popular ainda é desconhecido por muitos, apresentando de forma compreensiva seu papel no mundo contemporâneo. O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva, pois busca descrever o mercado de geradores de conteúdo na plataforma Youtube, denominados “Youtubers” e, como estes conseguem ter renda a partir desta atividade. O estudo desenvolveu-se a partir da observação e documentação de materiais sobre o tema, caracterizando-se como de natureza aplicada, tornando-se o estudo relevante, visto que o mesmo é um tema novo constituído por assuntos pouco divulgados no meio acadêmico. Nos capítulos desenvolvidos são apresentados os conceitos fundamentais da plataforma Youtube, suas regras de funcionamento e de inserção de conteúdo, o detalhamento sobre boas práticas, o processo de regulamentação da profissão Youtuber, o processo de remuneração e, por fim considerações sobre a perspectiva deste segmento.Downloads
Published
2022-09-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).