O EMPREENDEDORISMO COMO IDEÁRIO CENTRAL DO NEOLIBERALISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO CAMPO EDUCACIONAL
Abstract
O artigo objetiva analisar as mediações econômicas, políticas e ideológicas entre o neoliberalismo e o ideário do empreendedorismo, suas repercussões na educação. Partindo da caracterização do processo de reestruturação produtiva do capitalismo nas últimas décadas, abordamos seus desdobramentos nas relações de trabalho, destacando a ofensiva de desregulamentação, desemprego, informalização e precarização estruturadas no fortalecimento do neoliberalismo como sociabilidade e regime de acumulação hegemônicos. Seguimos abordando teóricos do campo pró-empreendedorismo, confrontando o que dizem os mesmos com abordagens críticas do trabalho e da educação no capitalismo contemporâneo, situadas no universo do materialismo histórico-dialético marxista. Na “teoria dos negócios” analisada, classificamos seis tópicos de aspectos com forte presença no ideário do empreendedorismo. Por fim, dimensionamos a “pedagogia do capital flexível” como base conceitual mais ampla, composta por princípios, valores, conteúdos e práticas de reprodução e hegemonia do capitalismo flexível, dentro da qual o empreendedorismo configura-se como principal correia de transmissão dos propósitos neoliberais. Por fim, pontuamos como o ideário empreendedor constitui-se no campo da política educacional sob vieses práticos e concretos; estes articulados com panorama mais amplo da conjuntura internacional que tem se estruturado no neoliberalismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).