EMPREENDEDORISMO NEGRO BRASILEIRO: TENSÕES E LIMITES À LUZ DA INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL
Abstract
Em uma sociedade marcada pela desigualdade social crescente e erguida sobre uma estrutura racial, a prática empreendedora tem emergido como um discurso alternativo. O afroempreendedorismo, realizados por negros, se trata do esforço de ampliar as chances no mercado e nos negócios, associada aos resgates identitários. Apesar do aumento substancial de empreendedores na última década, a maioria no Brasil é negra, as restrições impostas pelo próprio sistema capitalista, de cariz neoliberal, coloca para a área a necessidade de compreender as suas formas de reprodução da desigualdade. Neste cenário, o presente artigo tem por objetivo geral explorar as tensões e limites que perpassam o empreendedorismo negro no Brasil. Propõe-se, a partir da revisão da literatura e de pesquisas documentais, indicar os aspectos ideológicos que fundamentam o discurso do empreendedorismo e apontar que a luta antirracista exige também o questionamento das formas de classe que a atravessam na sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).