COMPORTAMENTOS DO EMPREENDEDORISMO RURAL APÍCOLA: CARACTERÍSTICAS E ATITUDES DOS APICULTORES DO VALE DO JAGUARI – RS-/BRASIL
Abstract
A apicultura é uma atividade ambientalmente correta, oportunizando ser produtiva e um possível negócio para a renda da Agricultura Familiar do Vale do Jaguari – RS. O tema desse escrito é o empreendedorismo rural apícola e o objetivo é analisar os comportamentos que se estruturam em características e atitudes qualitativas, a serem transformadas em uma análise quantitativa, a mensuração. A pesquisa utilizou sessenta e um pesquisados no território, sendo que a investigação original ocorreu em 2017. É um estudo multi caso e com uso de uma pesquisa de campo e pesquisa-ação, sendo ainda uma pesquisa descritiva. O uso do formulário com inserção no software Sphinx permitiu a análise das informações, porém foi reanalisada com referência dos constructos das características e atitudes, pela escala de Likert (1932). Os resultados permitiram identificar as frequências e porcentagem na escala de cada pesquisado nos quesitos investigados. O somatório das notas individuais dos pesquisados gerou um gráfico de dispersão que pode selecionar dois estratos, preferencialmente. O estrato com notas mais altas que foram identificados em dez respondentes, possibilitou atribuir o comportamento empreendedor rural apícola e, pelo estrato com as doze menores notas, verificou-se as fracas características e atitudes empreendedoras rurais apícolas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).