ANÁLISE DA ADOÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE SERTANÓPOLIS – PR
Abstract
Micro e pequenas empresas enfrentam diariamente os desafios para manterem-se competitivas no mercado de trabalho, para tal é necessário fazer uso de todas as ferramentas disponíveis que alavanquem seus resultados e as auxiliem na tomada de decisão e elaboração de estratégias. Uma das ferramentas essenciais para a concretização de tais objetivos é o sistema de informação gerencial, pois com base nas informações por ele geradas os gestores poderão tomar decisões assertivas sobre o destino de suas organizações, entretanto a adoção e utilização de tal tecnologia acarretam mudanças consideráveis na rotina de uma MPE. Assim sendo, este estudo teve como objetivo analisar o processo de adoção do SIG em MPE’s localizadas no município de Sertanópolis/PR. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro gestores, sendo dois representando as microempresas e dois as pequenas empresas, sobre o sistema de informação, sua adoção e utilização. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é aplicada, exploratória e descritiva de natureza qualitativa, realizada por meio de estudo de campo e revisão de literatura. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo, e os resultados indicaram compreensão dos gestores da importância do sistema de informação como ferramenta gerencial utilizada como vantagem competitiva, assim como os benefícios encontrados no uso do sistema de informação sobrepõem as barreiras identificadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).