ANÁLISE DO PRONAF E SEU APOIO À SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NO RIO GRANDE DO SUL
Abstract
O artigo possui como objetivo investigar o apoio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na sustentabilidade da agricultura familiar no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisados os subprogramas do Pronaf, divididos conforme sua familiaridade com as dimensões econômica, social e ambiental inerentes ao processo de desenvolvimento sustentável. Constatou-se que os subprogramas alinhados à dimensão econômica apresentam maior volume de contratos e valores em relação aos subprogramas alinhados às dimensões social e ambiental, destacando-se o crédito para implantação de lavouras e agroindústrias. Foi evidenciada a pequena contribuição do programa aos agricultores mais jovens, visto o problema do êxodo rural contemporâneo. Mesmo assim, a disponibilidade de recursos para programas que possuem viés social e ambiental, e seu acesso democrático, são imperativos para a sustentabilidade da agricultura familiar no Rio Grande do Sul e demais localidades brasileiras.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).