TECNOLOGIA SOCIAL: ESTUDO DAS DIMENSÕES NOS PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Abstract
As Tecnologias Sociais (TS) têm ganhado notável evidência como estratégia para a resolução de problemáticas sociais promovendo bem estar social, em diversos campos de interesse, tais como educação, saúde, meio ambiente. Para tanto, o presente artigo objetiva analisar a caracterização dos projetos de extensão e de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe a partir da identificação daqueles previamente classificados com perfil de TS. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é caracterizada como exploratória e descritiva, sendo utilizada a pesquisa documental e observação direta. O critério para seleção dos projetos foi um checklist estruturado nas quatro dimensões e doze indicadores da TS, reunidos através da investigação teórica de seus conceitos, princípios e parâmetros. Os resultados apontam a classificação de 11 projetos como TS e constata-se a atuação mais forte da dimensão da participação, cidadania e democracia e da dimensão da educação, demonstrando a construção de conhecimentos que se originam da interação do saber popular com o saber técnico desenvolvido na Universidade. Tal fato ressalta que mesmo abordando uma pequena parcela de TS a Universidade Federal de Sergipe apresenta potencial para contribuir com o avanço de estudos sobre a temática, de forma a possibilitar a execução de TS contínuas e eficazes.
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