REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: CONFECÇÃO DE MÓVEIS E OBJETOS DECORATIVOS COM PNEUS
Abstract
Os pneus usados e inservíveis constituem-se como um dos grandes agentes poluidores urbanos, com alto potencial de danos ao meio ambiente caso venham a ser descartados de forma irregular além da dificuldade de armazenamento, transporte, compactação e reciclagem de seus compostos. A queima desse material resulta em dois subprodutos altamente tóxicos, as cinzas e o óleo pirolítico, que poluem o espaço e afetam a qualidade de vida das populações próximas com a poluição do ar e a infiltração dessas substâncias no solo. Diante disso, a pesquisa buscou compreender o processo de reaproveitamento de pneus na confecção de peças decorativas e móveis, com o intuito de identificar os insumos empregados na confecção das peças; mapear os benefícios da adoção dessa prática para o meio ambiente e entender a importância socioeconômica desse tipo de ação. A presente pesquisa se justifica pela relevância ambiental, social e socioeconômica da realização de uma ação com a capacidade de gerar trabalho, renda e reduzir a poluição causada pelo descarte inadequado. Para tanto, adotou-se uma investigação conforme o método dedutivo. Quanto aos objetivos, constituiu-se em uma pesquisa exploratória e descritiva. Foram empregadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e a observação “in loco”, para visualização dos fatos empíricos. A coleta de dados seguiu conforme uma entrevista não estruturada para coleta de informações inerentes a problemática em análise. A pesquisa se desenvolveu conforme a abordagem qualitativa para análise dos dados. Pôde-se assim, verificar a consonância da realização do trabalho do artesão com práticas de preservação ambiental, geração de trabalho e renda. Assim, apresenta-se o reuso de pneus para confecção de móveis e peças decorativas como alternativa a reciclagem e ao descarte irregular.Downloads
Published
2022-09-01
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).