A SUSTENTABILIDADE SOB UMA PERSPECTIVA POSITIVA PARA AS ORGANIZAÇÕES: UM FATOR COMPETITIVO
Abstract
É prejudicial em pleno século XXI pensar que as organizações devem se preocupar apenas com o que acontece internamente e com seus próprios produtos ou serviços, ou que elas não são mais responsáveis depois que o produto é entregue ao cliente. As organizações precisam ter sua missão, visão e valores muito claros, e transmitir essas diretrizes aos colaboradores, fornecedores e clientes. No que tange à educação social e ambiental no meio empresarial, essa nova ideologia precisa estar enraizada nas metas organizacionais, se fundindo com a essência da empresa. A gestão de pessoas do mundo atual precisa elaborar estratégias que sirvam como promoção da conscientização de preservação do meio ambiente, respeito às diferentes culturas, auxílio às causas sociais, entre outros. Muito se fala em sustentabilidade, mas muitos nem mesmo compreendem como ser sustentáveis na prática. Sendo assim, diante da relevância do tema, o presente trabalho busca compreender de que forma a sustentabilidade se torna uma vantagem para as organizações, através de pesquisa bibliográfica com caráter exploratório e investigativo e abordagem qualitativa. Como resultado, identificou-se que a sustentabilidade visa a promoção da reestruturação dos recursos naturais, que há muito vem sendo destruídos pelo ser humano e que quando uma organização pratica uma ação sustentável, ela deve estar mais preocupada em garantir boas condições para a sociedade no futuro, e não somente em fazer boa publicidade para si. Concluiu-se que não existe a fórmula correta a ser seguida, não é matemática, e cada organização precisa ter conhecimento do seu setor e como agir de forma sustentável dentro de suas necessidades específicas.
Palavras-chave: Preservação. Meio ambiente. Sustentabilidade. Vantagem. Organização.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).