ANÁLISE DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DO ÓLEO LUBRIFICANTE USADO OU CONTAMINADO NO MUNICÍPIO DE FLORIANO
Abstract
O óleo lubrificante ao ser usado por veículos e máquinas, acumula compostos químicos perigosos, originando-se o Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC). Por causar perigo ao meio ambiente e à saúde humana, caso seja descartado incorretamente, a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece que o destino seguro dos OLUCs é a reciclagem pelo rerrefino, atribuindo responsabilidades ao produtor, importador, revendedor, coletor e gerador com o propósito de viabilizarem a gestão correta dos OLUCs. O estudo tem natureza descritiva e abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários a 20 empresas revendedoras, dos mais variados segmentos. O estudo apontou que os postos de revenda de combustíveis são as empresas que mais estão em conformidade com a legislação. Das 20 empresas revendedoras, somente 9 alienavam totalmente o estoque de OLUC ao coletor autorizado. Restou comprovado que as fiscalizações pelos órgãos ambientais eram dispersas e aleatórias. Os obstáculos na gestão do OLUC encontrados foram: a falta de informações e a fiscalização irregular.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).