CONTRIBUIÇÕES DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL PARA A COMUNIDADE SURDA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abstract
As estatísticas oficiais do Brasil revelam que mais de 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. Desse total, 2,7 milhões possuem surdez profunda. Apesar dos diferentes instrumentos legais que visam promover a inclusão desses indivíduos, na prática, ainda há muitos obstáculos a serem superados. Esse cenário torna-se propício para o empreendedorismo social, cuja missão é melhorar a qualidade de vida de pessoas ou grupos em vulnerabilidade. Este trabalho tem como objetivo geral estudar sobre o empreendedorismo social voltado para a comunidade surda, de modo a destacar ações no cenário nacional que tenham contribuído para fomentar a inclusão social desse grupo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória, de natureza básica, que incluiu as obras de Idalberto Chiavenato (2012), José Dornelas (2016), Marco Antônio Ramos (2017), Diego Alex Gazaro dos Santos (2017), Roselaine Monteiro Moraes (2019), Roberta Naianny Bezerra de Medeiros (2021), entre outros. Os resultados evidenciam que os empreendimentos sociais voltados para pessoas surdas ainda são poucos e têm em comum a finalidade de expandir a Libras. As iniciativas no âmbito do empreendedorismo social têm contribuído para o empoderamento desses indivíduos e o estabelecimento de uma comunicação mais efetiva entre a sociedade e os surdos.
Palavras-chave: empreendedorismo social, comunidade surda, inclusão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).