ENERGIA SOLAR À LUZ DA SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS SPELL, SCOPUS, SCIELO E WEB OF SCIENCE ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2020
Abstract
A energia elétrica tornou-se elemento fundamental para desenvolvimento das atividades econômicas e influencia diretamente o padrão de vida da sociedade. Contudo, as matrizes tradicionais de produção energética não foram suficientes e sustentáveis para atender a essa demanda crescente. Com isso, o artigo tem como objetivo geral: compreender como as pesquisas com enfoque na energia solar abordam o conceito de sustentabilidade nas bases de dados Spell, Scopus, SciELO e Web of Science. O presente trabalho teve como propósito um estudo qualitativo utilizando-se da Revisão Sistemática de Literatura como método de pesquisa. A análise dos resultados ateve-se a Caracterização do Corpus Abordados, aos Aspectos Metodológicos das Pesquisas, as Principais Contribuições dos Artigos Analisados e as Limitações e Sugestões de Pesquisas. Concluiu-se através dos trabalhos que fizeram parte do corpus que não existiam autores que se destacaram sobre o tema, que os pesquisadores estão pulverizados quanto as instituições de origem e não apresentam continuidade de suas pesquisas no tempo analisado por este estudo, assim como, o tema da energia solar tem receptividade de periódicos com excelente classificação Qualis. Observou-se, ainda, a facilitação pelo desenvolvimento de uma tipologia para análise em 4 grupos elencados por este estudo quanto às dimensões da sustentabilidade associadas às pesquisas de energia solar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).