LOGÍSTICA REVERSA DE CONCHAS DE OSTRAS MARINHAS
Abstract
O objetivo do trabalho foi compreender a preocupação que as pessoas tem em relação a logística reversa das conchas de ostras marinhas. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Scielo e Google acadêmico. Os resultados mostraram que a maioria das pessoas ainda não tem noção das consequências ambientais causadas pela má gestão dos resíduos e ainda a falta de enxergar a oportunidade financeira de ganhos com o reaproveitamento das conchas. No Brasil os processos de reciclagem e reaproveitamento de resíduos ainda é muito lento, o aumento da atividade da maricultura vem levantando a questão do descarte dos resíduos gerados principalmente pelas conchas. Com o descarte inadequado dos resíduos compromete o meio ambiente, trazendo riscos à saúde e desperdiçando a possibilidade de reutilização do material como matéria-prima para outros tipos de indústria. O resultado está diretamente relacionado à degradação ambiental e a adoção de um processo logístico reverso vital para a sustentabilidade da atividade e consequentemente de sua existência.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).