TEORIA DA FIRMA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO
Abstract
Há alguns anos iniciou-se uma tendência mundial dos investidores buscarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para aplicar seus recursos. Nesse contexto, os fundos de Investimento Socialmente Responsáveis (SRI), tal como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) despontaram como alternativas para atender a essa demanda. Dentre a literatura que têm buscado desenvolver métodos que objetivam valorar economicamente os resultados de práticas sustentáveis pelas empresas está a economia institucionalista que aborda essa vertente em termos dos custos de transação incorridos do ecossistema. Partindo dessa perspectiva, este estudo objetivou analisar o ISE/B3, contextualizando a relação entre a sustentabilidade ambiental e o paradigma da firma através dos custos de transação. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre a criação do ISE e as dimensões da sustentabilidade incorporadas, assim como a identificação das empresas que o compõe, a evolução das carteiras, o valor de mercado e os setores que participam de sua composição.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).