REFUGO DE BANNER: ESTUDO DE VIABILIZAÇÃO DE ESTOJOS
Abstract
O descarte irregular de resíduos sólidos vem afetando as cidades de forma negativa, contribuindo para geração de resíduos sólidos. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial de mercado de um produto confeccionado a partir do refugo de banners obtidos da fabricação de banners que seriam descartados ao meio ambiente, e de processos industriais em Parauapebas/PA. Assim, foi realizado a aplicação de um questionário junto aos alunos do IFPA-Campus Parauapebas acerca do produto que foi criado a partir dos rejeitos da lona vinílica, fazendo-se uso de metodologia exploratória de survey, além da pesquisa bibliográfica e de campo. A partir da coleta de dados foi observado que 100% dos entrevistados considera importante a reutilização de materiais, 64% diz já ter comprado um produto derivado de reutilização, 95% considera a reciclagem e reutilização uma boa forma de geração de emprego e renda, mas apesar dessa preocupação demonstrada pelos participantes, os resultados demonstram que poucos investiriam um valor excedente ao preço de custo do produto, resultado que não nega o potencial de aplicação do produto em negócio lucrativo, mas que aponta a necessidade de revisão do produto com relação ao custo de produção, além de redirecionamento de nicho de mercado, mais adequado ao fator ambiental. Logo, deve-se buscar a reutilização de produtos objetivando um produto final de baixo custo que seja atrativo aos consumidores e que cumpra com o seu papel na redução de resíduos dispostos no meio ambiente.
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