EMPREENDEDORISMO MUSICAL - UM ESTUDO DE CASO COM A BANDA BLINDAGEM E MÚSICOS EM CURITIBA
Abstract
No contexto atual, a maioria das pessoas não visualiza a área artística como profissão reconhecida, capaz de gerar renda, empregos e agregar riqueza. Poucos profissionais, conseguem colocar em prática o empreendedorismo musical de uma forma efetiva. Embora a criatividade e a inovação façam parte da arte, o empreendedorismo musical enfrenta um grande preconceito para ser reconhecido, tanto na música como nos negócios. Diante do exposto, através deste artigo buscou-se o desafio de analisar o empreendedorismo musical. Utilizou-se de metodologias qualitativas e quantitativas para analisar indagações pertinentes, dentre elas: Como os artistas iniciam suas carreiras? Possuir “dom” para música é suficiente? Observou-se que assim como o proprietário de uma empresa coloca em prática seus planos para que sua empresa cresça, o músico também precisa ter planos, sobre seu conteúdo musical, seu público, o ritmo que ele vai utilizar, bem como o planejamento e execução de estratégias empreendedoras.
Palavras-chave: Empreendedorismo, empreendedorismo musical, criatividade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).