EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: ABORDAGENS ATUAIS, PEDAGOGIAS E TENDÊNCIAS
Abstract
A produção acadêmica sobre educação empreendedora (EE) tem se destacado pela relevância e utilidade dos cursos e programas de empreendedorismo. Entretanto, os conhecimentos sobre a educação empreendedora ainda são dispersos e as pesquisas teórico-empíricas são fragmentadas. A natureza conservadora das disciplinas e o modelo educacional focado, quase que exclusivamente, na criação de negócios permite-nos um repensar da educação empreendedora, sobretudo sobre suas pedagogias e práticas. Então, como podemos ter certeza de que nosso conhecimento está contribuindo para a área? Que conhecimento reunimos em relação à adequação, relevância, utilidade social e eficiência de nossas iniciativas e práticas para a educação empreendedora? Com base nessas questões que este artigo tem o objetivo de ampliar a compreensão sobre a abordagens atuais, pedagogias e tendências da EE. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática da literatura sobre educação empreendedora e apresentamos possibilidades de pesquisas, novas abordagens, pedagogias e tendências no âmbito do tema.
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