ECOSSISTEMAS EMPREENDEDORES: UMA DISCUSÃO SOBRE OS ASPECTOS GERAIS QUE OS NORTEIAM
Abstract
A partir da Biologia, por meio de uma metáfora com o termo “ecossistema”, os estudos modernos sobre empreendedorismo vêm se debruçando sobre os chamados “ecossistemas empreendedores”. Ainda sem um consenso na literatura que os defina, este ensaio propõe uma discussão em torno dos aspectos gerais que têm norteado a formação destes ecossistemas, baseada em uma breve revisão bibliográfica. Observou-se que fundamentalmente um ecossistema empreendedor necessita de atores que interajam entre si em eventos de ações não lineares, num processo contínuo de construção e desconstrução, que propicia a redução da incerteza ao estabelecer relações de cooperação. Atores como, empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições de ensino, trabalhadores e redes de contato disputam, interagem e propiciam a otimização de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, lembrando as mesmas relações que ocorrem num ecossistema biológico.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).